Recentemente participei de uma discussão em um grupo de desenvolvedores PHP no Telegram, o papo começou quando um jovem iniciante estava com problemas em subir um projeto usando XAMPP, em um determinado momento a galera já estava com os ânimos exaltados entre #VivaXampp e #ForaXampp (eu sou desse time), e alguém disse que desenvolver software é apenas “codar” e que análise “são outros 500“.
Nesse momento até parei de pensar nos argumentos de que usar XAMPP mais atrapalha do que ajuda, e comecei a pensar sobre se que desenvolver/programar é mesmo só escrever código. É possível que o colega que disse isso devia estar se referindo a análise/levantamento de requisitos, que essa tarefa em si pode ser que possa ser executada de maneira independente e até mesmo por outra pessoa.
Mas o fato é que programar não é só escrever código! Um software vai muito além de linhas de códigos em arquivos texto compilados ou interpretados.
Todo software por mais simples que seja serve a algum propósito, se encaixa em algum processo e dessa forma possui regras de negócio, faz parte do desenvolvimento estudar e entender as regras de negócio que envolvem o software.
A verdade é que em relação ao código, nós programadores passamos muito mais tempo lendo do que escrevendo, isso porque precisamos entender a estrutura do projeto, os fluxos, as decisões e padrões de arquitetura que foram adotadas. Muitas vezes isso não é suficiente, precisamos recorrer as documentações do projeto e das bibliotecas que fazem parte dele, para aí sim termos entendimento suficiente para executarmos alguma alteração ou entender o porque de um bug estar acontecendo.
Praticamente todo software que você escrever será feito para outras pessoas usarem, e para construí-lo você precisa se comunicar com seu time, seu cliente e seu chefe. Comunicação é imprescindível em qualquer profissão, já deixei de escrever muita linha de código a toa, pois conversei com os demais envolvidos no projeto e mudei minha concepção do precisava ser feito pois achava que tinha entendido tudo o que estava descrito na task, se comunicar faz parte do desenvolvimento de software.
Além disso tudo, tem uma outra coisa que programador odeia fazer mas que salva muito horas de trabalho e dinheiro: documentação. Pois é, tem que documentar o software sim! O “você” do futuro vai agradecer imensamente, pode ter certeza.
Tenha em mente que desenvolver um software sempre vai ser algo muito maior do que apenas escrever código.